way2themes

Crítica | Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros (2015)

Por: | 14:21 Deixe um comentário

A definição mais pura de "filme para a família"

Jurassic World, a sequência tão esperada de uma franquia que inovou e encantou o mundo nos anos 90! Nem sempre é bom mexer em coisas do passado e tentar renová-las, principalmente quando se trata de filmes que o mundo inteiro considera clássicos. Mas ainda bem que ninguém escuta esse meu conselho, porque essa é a segunda grande sequência desse ano que eu não esperava nada e me surpreendi (Mad Max ainda vence). Inova? Não muito, mas com certeza diverte! Vamos falar um pouco da experiência!

Pra poder deixar clara a impressão que o filme me causou, você tem que saber de uma coisa: tinha uma família completa na fileira atrás da minha! Mãe, pai, dois filhos (crianças de uns seis/sete anos). Geralmente, esse seria um péssimo lugar pra assistir um filme. Mas, dessa vez, eu resolvi tolerar por curiosidade. Eu assisti o primeiro quando criança e foi uma ótima experiência. Com Jurassic World, eu queria saber o que ele me faria sentir e, ao mesmo tempo, ver como crianças reagem a ele! Analisar mais do que minha própria experiência, e é isso que você verá aqui! SEM SPOILERS, É CLARO! Podem ler tranquilamente! 

Mas primeiro, a sinopse:
"O Jurassic World, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, logo se tornando uma grande ameaça para a existência humana."


Chris Pratt estrela como Owen! Vindo diretamente do seu trabalho em Guardiões da Galaxia, Pratt está provando a cada filme que pode ser o grande ator de ação que esperam que ele seja. Não há grande atuação da parte dele aqui, e isso ele ainda precisa mostrar que sabe fazer, mas o que temos de carisma compensa perfeitamente nesse tipo de papel. Ocupa bem a posição de herói que lhe foi incumbida. Antes eu achava absurda a ideia de um Reboot de Indiana Jones com ele no papel principal... depois de Jurassic World, eu já começo a gostar da possibilidade!

Mas não é só ele que se destaca nesse filme. Bryce Dallas Howard está ótima no papel de Claire. Diferente do anterior, ela consegue equilibrar muito bem a boa atuação com o carisma! É uma personagem que você começa não gostando muito (eufemismo), mas que vai crescendo durante o filme de maneira incrível. A mulher frágil e mandona do começo muda muito enquanto a história progride. É bem mais do que aquele vídeozinho que o Joss Whedon chamou de sexista alguns meses atrás. Ele definitivamente devia ter esperado o filme ficar pronto para falar sobre isso! 

A relação entre eles é a roda sobre a qual o filme anda! Todo mundo adora um casal que se odeia no começo mas que descobrem quem realmente são durante uma aventura. É o tipo de clichê que eu fico feliz que ainda seja usado, porque rende diversas cenas ótimas. Não funciona em filmes que querer construir um caminho próprio, mas para a diversão e para fazer o público se importar com a história, é um caminho fácil e eficiente! Comédia e romance estão presentes o tempo todo. E quando um se isola do outro é quando a trama explora a ação e o drama desses personagens. Juntos ou separados, os dois merecem parabéns pelo trabalho no filme!


Nick Robinson e Ty Simpkins completam o elenco principal interpretando Zach e Gray, dois irmãos, sobrinhos de Claire, que estão a passeio no Jurassic World. É outro núcleo que o filme desenvolve com bastante carinho, sem qualquer pressa. Chegam na ilha não se gostando muito, você provavelmente vai odiar um deles, mas acabam reaprendendo a serem irmãos a medida que suas aventuras começam. Você aprende a gostar deles, assim como da Claire. 

O roteiro, apesar de conter alguns diálogos bem ruins, pelo menos trabalhou grandiosamente essa evolução de personagens! Fora o personagem do Pratt e o vilão absurdo do filme, todo mundo parece progredir com a história. Mais coragem, mais companheirismo, mais amor. Acima de qualquer coisa, esse é um filme sobre família! Sobre família e feito para a família também. É sobre laços! É sobre aprender a valorizar o que é importante quando tudo ao seu redor começa a desmoronar. Temos laços românticos, laços fraternos, até mesmo laços entre humanos e animais , todos sendo explorados de maneira igual durante a história. A mensagem por trás é quase melhor que o filme! 

O filme inova bem pouco em relação ao que os outros fizeram. Efeitos melhores, evolução científica na história, mas nada que realmente se destaque como "só esse filme poderia fazer isso". Mesmo assim, o respeito que eles tiveram com o filme original é incrível. Ele não foi ignorado, mas sim louvado durante o enredo com diversas referências. Enquanto eu mesmo reconhecia, eu podia ouvir os pais na fileira de trás comentando entre si coisas como "ah, isso é do primeiro filme", enquanto as crianças nem se importavam com essas coisas. A nostalgia foi a arma pra conquistar o público antigo! Criou uma experiência bem melhor!


Diversos elementos icônicos estão presentes: desde a trilha sonora clássica de John Williams até momentos como "o sinalizador e o T-Rex". Um dos meus medos em relação a Jurassic World era a diminuição do tom violento para agradar mais crianças. A violência e a tensão do filme original eram boa parte do que o tornou tão especial. Isso aconteceu, mas em escala menor do que eu temia! Ainda contem momentos de bastante tensão, violência, ótimos sustos (os chutes na minha cadeira seguidos por risadas provam que as crianças ainda gostam de serem assustadas no cinema). Está tudo aqui! Em algumas partes, chega a parecer um épico de guerra! Tiros, explosões, visões noturnas... e dinossauros! 

Os efeitos especiais melhoraram muito na última década! O que antes ja era incrivelmente realista, hoje é real. É tudo extremamente bem feito com tomadas digitais lindas. Não há falhas nesse quesito. A trilha sonora original de Michael Giacchino não tem metade da força que a de Williams. As únicas partes que a trilha realmente causou arrepios foram as partes em que as músicas clássicas foram tocadas. Das originais, nada ficou na minha cabeça, e isso é algo que eu sempre presto atenção. Simplesmente não foram músicas fortes o bastante!

O longa foi capaz de dar ótimas reviravoltas na história quando necessário. Coisas que você já espera que aconteçam, mas que quando acontecem você ainda se impressiona. Não vi trailers desse filme antes de assistir, então tudo foi completamente novo. E quando o filme chega em seu climax, sua batalha final, é impossível não se deixar levar! É a melhor parte do filme!

A direção de Colin Trevorrow me preocupava. Uma franquia desse tamanho em mãos inexperientes poderia ser um desastre, mas ele mostrou que sabia o que estava fazendo e que era tão fã quanto o público que assistia. É uma direção bem apaixonada, apesar de não muito inteligente. Parecia que estava sempre focado no que o fã interior gostaria de ver e o sucesso do filme até o momento é um grande mérito disso. Ficarei de olho em seus próximos trabalhos. Quem respeita desse jeito o que veio antes dele consegue fazer trabalhos ainda mais respeitáveis no futuro!


O que temos aqui é uma franquia ganhando fôlego novo. Pais que assistiram o original quando criança levando seus filhos para verem esse mundo também! Passando de geração em geração, Jurassic Park esta se provando relevante mais uma vez, com seus milhões arrecadados e recordes quebrados. É tudo que um fã e que um estúdio poderiam querer! Assim como dito no começo do filme, o mundo não se impressiona tanto assim com dinossauros! Jurassic World extrapola todos os limites para poder levar esse tema à tona novamente. É um filme com aparência nova, mas com uma alma antiga e nostálgica que tirará arrepios de veteranos e impressionará novatos!

A sessão era legendada, as crianças na fileira de trás eram pequenas, o que geralmente resulta em pouco entendimento da história central. E, ainda assim, eu pude ouvir uma delas dizendo "é o melhor filme que eu já vi na vida". Essa é a magia de Jurassic Park! É por isso que não podia ficar esquecida no passado! Não é o melhor filme que eu ja vi, não ta nem perto disso, mas eu fiquei muito emocionado em ver o poder que essa franquia ainda tem e o tanto de poder que pode adquirir pela frente. Adultos curtindo, crianças curtindo, idosos curtindo e adolescentes curtindo! A definição mais pura de "filme para a família"! Que venham mais sequências!

É claro que eu ter acabado de chegar do cinema influencia no que escrevo. Talvez eu não me sinta assim daqui a uma semana. Talvez o filme seja pior do que a sensação que ele causa! Mas isso não importa, porque não tem coisa melhor do que se deixar levar durante um filme totalmente fictício e acreditar por alguns instantes que tudo aquilo é real. A sensação de ser criança de novo, é isso que Jurassic World está vendendo! E eu acho que você deveria ir comprar logo seu ingresso!

Já assistiu JURASSIC WORLD? Gostou? Odiou?
Se ainda não assistiu, planeja assistir?
Deixe seu comentário :)
E curta a página do Facebook para mais 


0 comentários:

Postar um comentário