way2themes

Crítica | Survivor (2015)

Por: | 22:09 Deixe um comentário

É tipo Salt, só que pior! Bem pior!

Ah, não é muito legal estragar a ideia da crítica toda logo no começo, é? Vocês ja sabem agora que eu não gostei do filme. Mas assim como ele não se esforça em criar qualquer tipo de tensão, eu também vou cortar a tensão desse primeiro parágrafo e dizer que esse é um filminho de ação bem fraco. Esse é o fato principal sobre o filme. Mas ainda assim ele não é de todo perdido! É beeem perdido, mas não todo!

Vamos começar com a sinopse de Saltvivor!
"Uma funcionária da embaixada americana em Londres (Milla Jovovich) é encarregada de impedir um ataque terrorista em Nova York. Assim, ela é colocada no meio da ação quando uma bomba detona. Sendo acusada do crime, ela busca o verdadeiro responsável (Pierce Brosnan) para se livrar das acusações e prevenir um próximo ataque às vésperas do Ano Novo."

A sinopse é melhor que o filme!


Jovovich estrela como Kate Abbott, uma mulher que trabalha para a embaixada americana em Londres, autorizando ou negando que pessoas viagem para os EUA. Ela não tem preparo nenhum como agente de campo, mas quando for incriminada por matar seus amigos enquanto tenta expor um ataque terrorista que está por vir, ela vai se tornar praticamente a melhor fugitiva de Londrês (mesmo ela não fazendo esforço nenhum para isso). 

Brosnan é Nash, mais conhecido como "O Relojoeiro", um dos maiores e melhores assassinos de todos os tempos (clichê ambulante), mas que, quando precisar matar uma garota de escritório que nem sabe direito o que está fazendo, vai ter muito trabalho pra concluir a missão (clichê ambulante 2). Ele tenta bastante, mas ela está sempre um passo a sua frente. Eu não consigo entender o motivo!

Tanto a Milla Jovovich quanto o Pierce Brosnan construíram seus nomes com base em filmes de ação. Uni-los em um filme do gênero parece uma decisão bem lógica e, de certa forma, é mesmo! Por mais que não compartilhem tanto tempo de tela assim, sem sequer um diálogo entre eles, os dois trazem uma imagem bem grande de "preciso destruir você", mesmo que isso não tenha muita construção durante a história. 


Sendo honesto, nada tem muita construção durante a história, não é só a briga entre eles que peca nisso. O filme nem sequer se esforça em se explicar (e quando se explica, exagera demais). Superestima e subestima o espectador o tempo todo, sem encontrar um equilíbrio entre os dois. A personagem da Jovovich tem hora que é extremamente esperta, ao ponto em que todo mundo fica falando "uma pessoa normal faria isso, mas ela não é assim" e blá blá blá, como se ela tivesse um super treinamento de fuga. Ela não tem, ela não é a Salt, e parece que o próprio filme esquece disso diversas vezes. 

Mesmo assim, tem momentos em que ela age de maneira completamente burra, como saindo em público segurando uma arma na frente de um monte de pessoas filmando ela, logo depois de uma pessoa cair morta. E quando ela percebe que estão filmando, ela ainda assim permanece com a arma na mão e tenta atirar no personagem do Brosnan, na frente das câmeras, enquanto tenta se provar inocente.

Salt mudou totalmente de visual assim que pôde, como qualquer pessoa inteligente em filme de fuga. Kate Abbott nem sequer faz um esforço pra passar despercebida. Passa o filme todo usando um crachá que ela sabe que tem rastreador, quase não muda de roupa (tirar o cachecol e amarrar ao redor da cabeça é um pouco ultrapassado, mas seria melhor que permanecer idêntica ao vídeo que está circulando na internet e passando na TV) e quando quer passar despercebida ela simplesmente coloca um óculos de sol e pronto, ninguém sabe que é ela.


O filme tem até algumas cenas bem interessantes! A ação é bem feita, mesmo que se trate só de pessoas correndo uma atrás das outras (o que geralmente significa baixo orçamento). O problema é que é um filme sobre situações e não sobre personagens. Isso é facilmente visto pelo momento em que ele começa e em que termina. E quando não se tem pelo menos um mínimo foco nos personagens para que possamos nos importar com eles, toda a experiência é inútil.

Quando o filme chega no seu clímax, eu me peguei torcendo para que o personagem do Brosnan conseguisse explodir tudo logo. E foi totalmente involuntário! Não foi porque eu queria que o filme acabasse, nem nada assim. Foi simplesmente porque eu estava tão indiferente com os personagens que tudo que meu cérebro queria era um pouco de distração "nível Michael Bay"! 

O filme tem uma trilha sonora bem feita, uns coadjuvantes interessantes, uma boa direção de ação, mas no fim a sensação que fica é de que seria melhor não ter assistido. Cheio de desenvolvimentos clichês para uma história clichê com personagens clichês, você sabe que nunca mais vai procurar vê-lo depois que os créditos começarem.


Ele ainda tenta deixar uma mensagem de  realismo no início dos créditos, valorizando o esforço que a equipe anti-terrorismo tem e o número de atentados terroristas que eles impediram desde o 11/9, mas não é suficiente para levarmos o filme a sério. Uma diversão sem sentido por 1h30min é tudo que da pra tirar do filme, e nem é tanta diversão assim! Recomendo apenas pros fãs que precisam ver tudo que a Jovovich faz. Para as outras pessoas, tem coisa melhor por aí... Continue procurando! 

Já assistiu SURVIVOR? Gostou? Odiou?
Se ainda não assistiu, planeja assistir?
Deixe seu comentário :)
E curta a página do Facebook para mais 

0 comentários:

Postar um comentário