way2themes

Análise | Por que não assisto trailers?

Por: | 20:32 Deixe um comentário

Essa é uma postagem um pouco separada das outras coisas que escrevo para o blog. Não é uma crítica de nenhum material específico, mas uma análise de um conjunto de materiais de décadas afora. O que deveria ser a melhor maneira de escolhermos um bom filme se tornou a melhor maneira de estraga-lo. Essa é a realidade de hoje em dia. E é sobre o caminho percorrido que gostaria de falar com vocês. NÃO IREI FALAR DE TEASERS, porque teasers raramente mostram algo a mais. Estou falando de trailers completos mesmo!

Atualmente, o que nós temos são filmes com campanhas tão agressivas de marketing que revelam muito mais do que deveriam. Quem nunca foi ver um filme e sentiu que ja tinha assistido tudo aquilo antes nos trailers e spots e featurettes e teasers? Mas isso não é um problema recente. Antes, em um mundo bem menos digital, trailer antes dos filmes no cinema era a única maneira de exibir cenas e provocar o público. Então, na afobação para ter sucesso, acabam mostrando tudo que o filme tinha de bom. 

Mas numa era completamente virtualizada, onde cada cena dos bastidores é divulgada para a gente, trailers com informação demais são desnecessários. Um bom teaser, um bom poster, uma boa campanha virtual é mais do que suficiente para nos fazer ter interesse. É por isso que estou criando essa postagem, para mostrar o quão prejudicial pode ser um trailer (ou vários). Mas sem esquecer o lado bom também, os trailers que mostram só o necessário. Mas vale arriscar descobrir que tipo de trailer é???
____________________________________________________________
Vamos começar com o pior caso possível de Trailer que estraga tudo! Carrie - A Estranha, de 1976, é um clássico do gênero terror. Diversas tentativas de refazer esse filme vieram depois, mas todas falharam em ser tão boas quanto a Carrie de Brian De Palma. Infelizmente, o trailer (com uma voz de fundo explicando quem é Carrie e toda sua história) revela detalhes da trama que não deveriam ser revelados até o filme ser assistido.
 


O filme Free Willy, de 1993, é basicamente um filme sobre um garoto tentando libertar uma baleia mantida em cativeiro, pois se apega emocionalmente a ela. Até o título é "Willy Livre". Seria uma pena se o trailer do filme mostrasse o climax do filme, não é mesmo? Spoiler Alert: Willy foge!



Mas esse nem é o maior exemplo. apesar de ser um dos mais irônicos. O filme Naufrago (Castaway), de 2000, coloca Tom Hanks numa ilha depois de um acidente de avião. O trailer vai mostrar a queda e um pouco dele vivendo na ilha, não é mesmo? É suficiente para intrigar o público. Spoiler Alert: O trailer mostra ele em casa se preparando pra viagem, ele viajando, o avião caindo, ele perdido na ilha, ele aprendendo a viver na ilha, ele decidindo fugir da ilha, ele sendo encontrado, ele já saudável e arrumado, ele voltando pra casa. Nem a cena final do filme fugiu do trailer, com ele na estrada decidindo seu caminho. Quero dizer, ainda é um ótimo filme. Mas isso é realmente necessário mostrar? 

 
____________________________________________________________
Pouco depois dos anos 2000, alguns cineastas começaram a tomar mais cuidado com o trailer. Intrigando, mas mantendo a verdade escondida. É o caso do diretor Christopher Nolan. Seus trailers são considerados os melhores dos ultimos anos. Desde A Origem, com um trailer que só te deixa mais confuso, até Interstellar, que é um filme sobre viagem espacial que nem sequer mostra qualquer parte da viagem no trailer! É melhor que o filme esse trailer, mas vamos entrar nessa discussão em seguida.

 

Mas o meu trailer preferido do Nolan é o de Batman - O Cavaleiro das Trevas! Ele não só conseguiu intrigar as pessoas, como também não revela absolutamente nada da história. No filme, nós temos até um vilão extra (Harvey Dent/Duas Caras) que nem sequer é sugerido no trailer. Ir ver um vilão e ganhar outro de bônus completamente de surpresa é algo ótimo :)

 
____________________________________________________________
O terceiro tipo de trailer é o que é melhor que o filme! Acho que esse é o pior de todos, do ponto de vista de espectador. No ponto de vista empreendedor, esse é ótimo, pois pode levar grandes plateias para assistirem filmes não tão "grandes". Ele cria uma expectativa enorme que é destruída quando assistimos finalmente a obra. Alguém lembra de Batalha de Los Angeles? O trailer era super promissor... e o filme é aquilo que a gente ja viu.

 
Ou melhor, que tal Homem Aranha 3? O trailer arrepia até hoje... e o filme foi aquela destruição de franquia que foi. O trailer é bem pesado, um clima diferente dos outros filmes da franquia, e mostra as melhores cenas sem dúvida nenhuma. Só poderiamos especular como o filme seria. Se você nunca viu esse trailer, veja! É magnífico!
 
____________________________________________________________
As vezes temos teasers e trailers bons, mas que são feitos numa quantidade tão gigante e sempre colocando conteudo novo, que o que sobra para ver no cinema são alguns diálogos e nada de ação. Diversos críticos na época do lançamento de "Os Vingadores - Era de Ultron" disseram que quem havia visto todos os trailers não veria muita coisa nova quando pagasse o ingresso. Eu pude assistir apenas com o Teaser na cabeça, e a experiência foi completa. Mas para terem uma noção, esse aqui é um trailer editado com material promocional de Age of Ultron colocados em "ordem cronológica". Ta meio errada a ordem, porque o filme não tinha sido lançado quando isso foi feito, mas é bom pra exemplificar o quanto esses trailers mostram do filme. 

 
____________________________________________________________

CONCLUSÃO:
Então aqui vai a resposta da pergunta do título. Eu não assisto trailers porque por mais que alguns diretores ainda se preocupem em não estragarem seus filmes com trailers exageradamente lotados de informação, a maioria ainda faz trailers perigosos. Para evitar descobrir demais de um filme ou criar falsas esperanças sobre a qualidade, a melhor maneira é evitar vídeos. A parte escrita e o material gráfico deveriam ser suficientes para convencer!

Não posso dizer que sou imune a vontade de ver trailers. Mas desde que comecei a só ver depois de assistir o filme, nenhuma vez eu me arrependi! Eu percebia o quanto da experiência real era perdida por causa de dois minutos de imagens. Hoje em dia, eu só vejo trailers quando não faço ideia se quero ver o filme, mesmo depois de pesquisar sobre ele. E então eu vejo apenas o tempo necessário pra me convencer. 30 segundos as vezes é mais do que o necessário pra me fazer fechar o trailer e esperar ansioso pelo lançamento. 

Foi-se a época onde a quantidade de informação era o que nos motivava. Nós temos centenas de milhares de informações na palma da mão o dia todo no mundo atual. O que importa agora é a qualidade das informações. E enquanto os trailers não aprenderem a exibirem somente o necessário para provocar, eu prefiro ficar longe deles! 

No fim, é tudo questão de gosto mesmo! Veja ou não veja trailers, o importante é que continue vibrando com grandes cenas de ação ou se assustando em filmes de terror. Se emocionando em filmes de drama ou gargalhando com filmes de comédia! Trailers são apenas uma parte dessa jornada. O mais importante é sempre o que vem depois!

Qual o seu trailer de filme favorito?
Qual o trailer que você mais odeia?
Costuma assistir trailers ou evita o máximo possível?
Deixe seu comentário :)
E curta a página do Facebook para mais 
WASTED TIME

0 comentários:

Postar um comentário