way2themes

Review | Supergirl (Piloto)

Por: | 19:00 2 comentários


-No meu planeta, as mulheres se curvam perante os homens.
-Esse não é o seu planeta!! 

Pra quem não está ligado nas últimas notícias, o piloto da série SUPERGIRL, da CBS, vazou na internet hoje. Eu não posso dizer que todo vazamento de piloto é estratégia da emissora, mas nesse caso eu não consigo pensar em outra opção. Desde o lançamento do trailer oficial da série, com seis minutos de duração, a série tem recebido diversas críticas dizendo que representa de maneira errada o que deveria ser uma heroína feminina. CBS provavelmente vazou esse episódio para ver a recepção real do público antes de encomendar uma temporada completa de algo que não fará sucesso. E realmente, o que vemos no trailer é um conjunto gigante de clichês de comédia romântica. Mas fico feliz em dizer que isso é só a superfície da série.

Sinopse da série:
Supergirl é um drama de ação e aventura baseado na personagem da DC Comics, Kara Zor-El (Melissa Benoist), a prima de Superman que, após 12 anos mantendo seus poderes em segredo na Terra, decide finalmente abraçar suas habilidades sobre-humanas e ser a heroína que nasceu para ser.


Bom, todos que viram o trailer praticamente sabem o que vai acontecer nesse piloto do começo ao fim. Mas o que o trailer não mostra é que há muito desenvolvimento de personagens também. Eu acredito que conheço bastante da personalidade de cada personagem depois desse piloto, o que é muito raro. Claro, tem alguns caricatos, como o vilão do episódio ou a chefe dela, mas no geral o que temos são personagens com carisma o suficiente para te fazer continuar acompanhando.

E, respondendo as críticas do trailer, a série é muito mais do que parece ser. O que pareceu ofensivo às mulheres no trailer, cheio de clichês, na verdade é apenas um atalho pra apresentar uma personagem feminina realmente poderosa e necessária na TV. A série na verdade é sobre uma garota descobrindo que pode ser mais do que é no momento, que pode mudar o mundo por entender seu destino. Todos dizendo que ela deveria apenas continuar servindo cafés e sendo invisível, e ela lutando contra tudo isso pra provar seu valor a todos que duvidam dela. Isso é Supergirl!

Todo o conceito da série vem da ideia de mulheres saindo das sombras de homens poderosos e ganhando sua própria luz. Como é ser parente do homem mais poderoso do mundo? Superman está por ai, ganhando fama e adoração por todo lugar, enquanto essa mulher com as mesmas habilidades está escondida? Kara mostra que é tão relevante quanto seu primo e vai provar seu valor dezenas de vezes até o fim da série, não há dúvidas! 


O mérito é todo de Melissa Benoist! Ela interpreta Kara com uma inocência e coragem que é admirável. Simplesmente não tem como não se importar com ela. Eu achei a escolha ruim antes desse episódio, mas agora eu ja apoio totalmente! Mal posso esperar para vê-la evoluindo em frente às câmeras durante umas 5 temporadas (se tudo der certo). Nesse episódio ela fez de tudo um pouco. Riu, chorou, lutou, se emocionou, se assustou, e em todo momento convenceu de que aquilo era real. Não é grande atuação, mas é atuação firme, sensata, exatamente o que se espera de uma personagem dessas. 

O resto do elenco não é tão fácil de definir. Jeremy Jordan interpreta Winn, um colega de escritório de Kara. Ele é bom ator, ja mostrou isso em SMASH, mas vamos ver como ele se sairá num personagem mais leve. Tanto ele quanto a Melissa vieram de séries musicais. Parece desnecessário, mas eu realmente quero que a série dê chance para os dois cantarem juntos nessa primeira temporada. Seria um bom momento romântico se forem realmente apelar pra esse lado. 

Mehcad Brooks está bem legal como Jimmy Olsen também! Nada excepcional, mas é bom ver uma abordagem diferente do personagem finalmente. Acredito que todo Jimmy Olsen até hoje foi exatamente igual! Tava na hora de uma mudança. O que me preocupa é o iminente triângulo amoroso entre Jimmy, Kara e Winn. Não podemos ter uma protagonista feminina que não tenha que ficar divida entre dois caras? É muito pedir isso? 


Outra preocupação que eu tinha era da série focar demais no público feminino e esquecer que não é só ele que vai assistir a série. Ou melhor ainda, esquecer que mulheres gostam de ação também. Mas o que eu vi no piloto foi um material que deve agradar qualquer público. Um balanço perfeito entre desenvolvimento de personagens e pancadaria. Não deixe de assistir por preconceito! Ela é mais do que uma série de um público só.

É claro que a série vai ser muito julgada ainda. Eu acredito que a maior parte das críticas vai focar mais nos problemas do que nas qualidades. Os clichês exagerados, os personagens caricatos, o triângulo amoroso, os efeitos um pouco ruins (mas melhores que os da ABC, pessoal! Já é um progresso)... só que eu realmente acho que a série vai muito além disso. Ela tem um potencial enorme e aparentemente vai explorá-lo até o fim se tiver chance. 

O universo feminino dos super-herois foi tão ignorado até aqui que eu acho que essa é a série certa pra dar início a uma valorização maior. Uma grande heroína, uma vilã que aparentemente vai causar bastante problema, uma chefe que sabe realmente o que quer, uma agente pronta para defender o planeta (mesmo que seja de sua própria irmã adotiva). É sim uma série sobre poder feminino, como deveria ser! Mas isso não deixa nem um pouco menos interessante para os homens. Deve fazer sucesso!



Já assistiu o piloto de SUPERGIRL? Gostou? Odiou?
Se ainda não assistiu, planeja assistir?
Deixe seu comentário :)
E curta a página do Facebook para mais 

2 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Estou em busca de legenda pra assistir, mas estou com ótimas expectativas

    ResponderExcluir
  2. O que dizer dessa série que mal conheço e AMO/SOU/SHIPPO TODOS pacas?
    Mordi a lingua legal. Achei que tava feio, tava ofensivo, amiga assim não tem como te defender, mas no fim das contas... eu tava certa, porque convenhamos que o trailer vende um produto e o piloto vende outro, né? Não? OK

    ResponderExcluir