way2themes

Crítica | Lugares Escuros (2015)

Por: | 19:10 Deixe um comentário


Expectativa é uma das piores coisas que alguém pode ter. Pode fazer bem as vezes, mas na grande maioria leva a decepções totalmente desnecessárias. Eu acabei de assistir um suspense muito bom, e ainda assim estou decepcionado. Por quê? Porque eu esperava um novo Garota Exemplar (Filme de 2014). Eu deveria? Não. E isso talvez tenha atrapalhado muito minha experiência com o filme. Apesar do livro ter sido escrito pela mesma autora (Gillian Flynn), Lugares Escuros não foi roteirizado por ela. Não foi dirigido por David Fincher. O que se encontra aqui não tem nada a ver com Garota Exemplar, e está longe de ser perfeito. Isso não significa que não valha a pena assistir!

Antes de falar do filme de maneira mais aprofundada (SEM SPOILERS, é claro), vamos pra uma sinopse:
Libby Day (Charlize Theron) é uma mulher traumatizada pelo assassinato de toda a sua família, quando ela ainda era uma criança. Quando é abordada por uma sociedade secreta, especializada em investigar crimes não resolvidos, Libby é obrigada a relembrar sua tragédia familiar.



Charlize Theron estrela como Libby Day, a menina que sobreviveu. Não, não foi um mago das trevas que matou sua família. Na verdade, o grande mistério do filme é quem matou. Ela cresceu acreditando numa verdade que não era dela. E agora esse passado volta pra confrontar o que ela realmente acredita. Theron é convincente, mas falta força na personagem. Sua atuação é um tanto quanto opaca comparada aos outros filmes em que ela realmente se dedica. Obviamente, ela ainda é Charlize Theron. O mais ou menos dela é melhor que o máximo de muitas atrizes por ai... mas eu esperava mais.

Sendo honesto, não é realmente culpa dela. O filme é extremamente corrido e diversas cenas onde o lado emocional poderia ser melhor explorado são interrompidas pela história que não pode parar um momento. Entre viagens ao passado e ao presente e com pelo menos uma dezena de personagens pra explorar, duas horas de filme não chegam nem perto de serem suficientes. Eu não li o livro, mas posso afirmar sem dúvida alguma (tendo lido Garota Exemplar, da mesma autora) que essa falta de desenvolvimento é totalmente culpa da adaptação. 

Diversos diálogos você percebe que foram gravados mas cortados do material final, por vontade de encurtar o longa. Você vai se pegar pensando "pera, não é possível que essa conversa acabou assim", e isso é muito frustrante. Motivos e histórias de personagens foram deixados de lado sem qualquer bom motivo. Lerei o livro em breve e provavelmente escreverei um texto aqui comparando o material base e a adaptação.

Mas nem tudo são problemas. O grande destaque vai pro elenco jovem, que interpreta o passado dos personagens. Chloë Grace Moretz e Tye Sheridan trabalham muito bem juntos. Eles estão naquele exato lugar entre jovens demais e finalmente adultos. Certas cenas são até perturbadoras por eles serem tão jovens, mas nunca eles deixam de convencer. Sem dúvida são o maior acerto do filme. Moretz já me impressionou outras vezes, mas fiquei feliz de ver que o Tye Sheridan também ta num caminho promissor. Ele será o Ciclope jovem no novo X-Men Apocalypse. Quem tem dúvidas de sua competência deve conferir esse filme. 

A história em si é muito boa! Mesmo com o desenvolvimento errôneo, o filme ainda vai conseguir te surpreender e fazer bastante sentido no final. Gillian Flynn mostra mais uma vez que a resposta obvia nunca é a correta. A trama aqui vai levando a lugares que você nem poderia imaginar. Acertar o final desse filme é uma tarefa bem difícil. Assim como Garota Exemplar e suas grandes reviravoltas, Lugares Escuros tem sua própria maneira de distrair o público para o que realmente esta acontecendo. Cada detalhe é importante para a conclusão. 

Na parte técnica, não temos nada que impressione. A direção e roteiro de Gilles Paquet-Brenner me pareceu um tanto quanto inexperiente. Muitas vezes eu não sabia qual era a ideia que ele queria passar, e se o público não entende a visão de um diretor significa que nem o diretor entendia. A fotografia também é algo bem problemático. Diversas vezes tiveram uns zooms bem estranhos, uns movimentos pra direita ou pra esquerda, meio "opa, não devia estar mostrando aquilo", também foram notados. Simplesmente não parece ter sido feito com muito cuidado. A trilha sonora, por sua vez, é muito interessante e eu estou ouvindo ela separadamente enquanto escrevo essa crítica. 


No geral, eu recomendo que assistam desde que não esperem um material perfeito. É bem falho, mas ainda acerta muito mais que a maioria dos suspenses que estão sendo lançados. Em um tempo onde os fãs do gênero já viram de tudo um pouco, ainda conseguir surpreender é motivo suficiente para o filme valer a pena. Não será indicado a grandes prêmios nem será considerado inesquecível pelo seu público. Não há personagens para idolatrar e nem sequer há muitos motivos para revê-lo depois de saber o segredo. Mas, ainda assim, rende bons momentos em frente a tela. Resta saber se isso é suficiente pra sobreviver ao tempo...

Já assistiu LUGARES ESCUROS? Gostou? Odiou?
Se ainda não assistiu, planeja assistir?
Deixe seu comentário :)
E curta a página do Facebook para mais 
WASTED TIME!

0 comentários:

Postar um comentário